Reflexão sobre o PPP


Se a escola fosse uma pessoa, no que ela acreditaria? Como ela agiria? E seus sonhos, quais seriam? As respostas para todas essas perguntas estão no PPP (Projeto Político-Pedagógico) – documento que define todas as intenções, valores e práticas pedagógicas da escola. Para os educadores, o PPP nada mais é que um guia do caminho que a instituição de que participam quer trilhar, incluindo objetivos que deseja concretizar ao longo dos anos e as expectativas de trabalho para os próprios educadores. Para as famílias, ele é importante para entender a essência da instituição e em que conceitos estão embasadas as práticas cotidianas que envolvem seus filhos. Diante da importância desse documento, capaz de reger os movimentos do organismo escolar, a diretora da be.Living, Patricia Pavan é precisa em sua afirmação “o PPP precisa estar muito vivo na escola, na gaveta deixa de ter sua função”.

Frente a tão grande poder de comunicar a identidade da escola, todo o cuidado é necessário na hora de conceber e construir esse documento. Por isso, a be.Living decidiu reservar 3 anos para este importante processo de auto-reflexão, colocando no papel gradualmente o que a escola acredita e quer para a educação das crianças. Serão três anos de estudo, trocas, reflexões e muito trabalho para a equipe pedagógica e gestora, com intenção de lançar o material finalizado em 2020, na data, inclusive, em que a be.Living completará 20 anos de existência!

O que essa atualização diz sobre a be.Living?
Na be.Living, os educadores estão constantemente repensando suas práticas, ressignificando e contextualizando o seu fazer pedagógico, atrelando-o a muitos estudos, muitas descobertas e muitas construções conjuntas com as crianças. Nesse processo, a equipe sentiu falta dessa reflexão concretizada no papel. Essa preocupação levou a gestão, no ano passado, a fazer uma leitura crítica do PPP já existente na be.Living, encaminhando em seguida para os educadores quais eram os pontos marcantes do projeto e o que acontecia na prática, questionando sobre o que não estava escrito e deveria ser acrescentado.

Durante o primeiro encontro para reescrever o Projeto Político-Pedagógico da escola, que aconteceu em maio, coordenadoras e educadoras se reuniram na Unidade Moema, onde passaram por uma sensibilização sobre a infância e a criança. A temática girou em torno da questão “Como você recebe a infância?” e, a partir disso, todos falaram como se sentem, como praticam esta percepção de infância no cotidiano e puderam compartilhar dúvidas também. “Afinal, se ele (o PPP) não é feito com a equipe, que vive a realidade do dia a dia, ele perde significado”, afirma Patricia Pavan, Diretora Pedagógica.

O próximo passo nesse longo e construtivo processo de atualização do PPP é realizar mais encontros, ao longo do ano, com educadores, realizar muitas leituras, formalizações de práticas cotidianas e paralelamente, organizar encontros com grupos menores, para destacar algumas temáticas que são necessárias para o projeto pedagógico da be.Living. Inicia-se, portanto, um percurso de três anos em direção a consolidação dos projetos e sonhos de uma escola que, como diz seu nome, acredita muito no que faz!

 

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