Novas turmas, novos vínculos

Uma mudança pode sempre ser vista como um convite: abrir-se para o novo, para o diferente, criar novos vínculos. Pensando na ampliação dos laços afetivos e de aprendizagem das crianças, todo início de ano as meninas e os meninos da Educação Infantil vivem a experiência de estar em uma turma nova, com um grupo que dará origem a diferentes parcerias e descobertas.

WhatsApp Image 2018-02-23 at 18.27.35.jpeg

A configuração das turmas é elaborada com cuidado pela equipe pedagógica durante o semestre que antecede o início do ano. Em reuniões entre coordenação e professoras, cada criança e cada relação é olhada em sua singularidade para compor um novo grupo, que é formado sempre com a intenção de criar desafios que aprimorem o seu desenvolvimento. “Levamos em consideração os gostos que as crianças têm em comum para as brincadeiras, as potências de cada uma, como elas podem se complementar e se fortalecer”, afirma Camila Maia, coordenadora pedagógica dos mais novos (Yellow/Orange e Green).

WhatsApp Image 2018-02-23 at 18.27.35 (2)

A coordenadora dos grupos Red e Blue, Joara Imparato, conta que nessas transições é garantido que cada criança terá a companhia de um amigo com quem desenvolveu um forte vínculo afetivo. “Quando pensamos a divisão de grupos, avalio com as professoras critérios como parcerias afetivas, parcerias produtivas e outras observações que possam ser relevantes”, diz Joara.

WhatsApp Image 2018-03-01 at 14.13.42 (1)

Quando um ano começa, é o momento de abrir espaços e criar oportunidades para que as interações entre as crianças aconteçam na nova turma. Para isso as professoras organizam propostas e brincadeiras com diferentes composições de grupos (em duplas, trios, com todos juntos etc) que permitem o olhar atento para as crianças e para as relações que se estabelecem entre elas. Assim vão se formando as parcerias que acompanharão as crianças por suas descobertas na Educação Infantil da be.Living neste ano, e, quem sabe, pelos próximos que virão.

 

Deixe um comentário